sexta-feira, 23 de maio de 2014

UMA BREVE APRESENTAÇÃO

da obra "Memórias de um Sargento de Milícias" [In: ALMEIDA,Antônio de. São Paulo: FTD,1998] organizada pela professora Cleonice a partir também de materiais disponibilizados pelos melhores cursinhos pré-vestibulares e na web.

I.Obra:
"Memorias de um Sargento de milícias" Antônio Manuel de Almeida,  escrito em pleno Romantismo é classificado como romance romântico, mas excêntrico. Não teve sucesso junto ao leitor da sua época, mas antecipou algumas linhas, do Realismo, do Modernismo, da Literatura Contemporânea e do folclore nacional.
a)Estilo: linguagem simples, clara, despojada, próxima da oralidade e do coloquialismo, característica do estilo jornalistico;
b)Narrador: em terceira pessoa, o narrador é um observador bem-humorado dos costumes da época, mantendo constantes diálogos com o leitor, e algumas vezes é intrometido;
c)Cenário: subúrbios do RJ no início do século XIX, época da vinda da família real (D.João VI,1808);
d)Personagem: o protagonista, é um anti-herói, o primeiro malandro, oportunista da literatura. Leonardo não chega a ser um "excluído": nunca trabalhou, teve sempre o amparo do Barbeiro e da Comadre (seus padrinhos) e de outros, e também se agarra com o "status" de sargento e cinco heranças no bolso. É um genuíno malandro que deu certo;
e)Enredo/Trama: para compor o retrato da vida social e familiar do Rio Colonial, fervilhante com a presença da corte joanina, já em transição para a vida independente. A escassa trama romanesca (a relação Leonardo e Luisinha) serve de suporte à fixação dos costumes da época e à caracterização dos tipos populares: os meirinhos, as solóias, as súcias, as maltas, o barbeiro, a parteira, as festas e procissões, a música e a dança, a vida forense e religiosa, padres libidinosos, pais-de-santo, fofoqueiras e, onipresente, fina flor da malandragem "o mundo da desordem", perseguida  pelo terrível Vidigal "executor do mundo da ordem". Não existe tensão entre o bem e o mal, nem um vilão ou um herói "romance sem culpa", sem dramas morais. As camadas populares são privilegiadas e, apesar de seus apertos e infortúnios, ninguém trabalha. É uma malandragem meio idílica que escamoteia as diferenças extremas sociais. São omitidos o trabalho escravo ainda sustentáculo da produção, como a elite cortesã e burguesa. 


II.Resumo:
Em um único parágrafo temos a origem do herói ou melhor anti-herói, Leonardinho. Leonardo Pataca, descontente com seus negócios em Portugal, resolve vir para o Brasil. Encontra Maria da Hortaliça durante a viagem, e, para chamar-lhe a atenção dá-lhe um pisadela no pé e é correspondido com um beliscão na mão. O relacionamento é rápido e completo. Vem juntos para o Brasil e sete meses depois nasce Leonardinho; o fruto das pisadelas e beliscões.
Aos sete anos é abandonado pelos pais nas mãos do barbeiro, seu padrinho. Pois Leonardo Pataca confirmou suas dúvidas de traições, surra Maria da Hortaliça e esta foge com um capitão de navio.
O padrinho de Leonardinho, idoso e solitário, o cria solto. Achava graça em tudo o que o menino fazia, queria fazê-lo padre; a madrinha (a comadre) parteira e beata, defendia-o das iras do pai. Protegia Leonardinho quando se metia em encrencas e ajudava-o nos casos amorosos. Na escola, o menino foi um fracasso; em festas religiosas, mais perturbava que acompanhava. Tornou-se um perfeito vadio.
Na adolescência apaixonara-se por Luisinha, sobrinha da D.Maria, senhora idosa e muito rica, que conseguiu a tutoria de sua sobrinha. Porém, apareceu José Manoel, um velhaco falante e conhecido de D.Maria, interessado em Luisinha,  acabou com a sorte de Leonardinho de ficar com a moça. 
O padrinho de Leonardo falece e ele vai morar com o pai. Depois de muitos desentendimentos com a madrasta Chiquinha e o filho, Leonardo foge de casa. Encontra um amigo, antigo companheiro dos tempos de sacristão e de travessuras, com um bando de malandros, juntou-se a eles.
Apaixona-se por Vidinha, mulata cantora de modinhas, provocando ciúmes em dois primos que o denunciaram como vadio ao Major Vidigal. Foi preso, mas conseguiu fugir, deixando o Major furioso. Leonardo trai Vidinha e a mulata fica com o toma-largura. A comadre, sua madrinha, lhe consegue um emprego para livrá-lo das garras da lei, mas não durou muito, e o rapaz voltou a cair nas mãos do Vidigal. Enquanto isso Luisinha que pensava ter sido abandonada por Leonardo, aceita casar-se com José Manoel.
Leonardo reaparece como soldado porque o Major obriga-o "sentar praça". Entretanto é preso pela segunda vez. A madrinha de Leonardo, junta-se com D.Maria e mais uma "amiga" do Major Vidigal e vão até ele, interceder pelo rapaz. Vidigal atende aos pedidos das mulheres, liberta Leonardo e ainda o promove a sargento. Nesse ínterim, Luisinha fica viúva e, encontrando-se com Leonardo, casa-se com ele. E o filho das pisadelas e dos beliscões se arranja muito bem, com "status" de sargento e cinco heranças no bolso. É o genuíno malandro que seu certo. 

III.Resumo cantado:

                                               www.youtube.com/watch?v=o85qIPFKwdU

UMA BREVE APRESENTAÇÃO


do livro "Til" [In: ALENCAR,José de.Til. São Paulo: FTD, 1992] , organizada pela profa. Cleonice a partir também de materiais disponibilizados na web e  nos cursinhos pré-vestibulares.




I.Obra: 
"Til" romance de José de Alencar, pertencente a 1a. geração romântica brasileira. Documenta a fase regionalista, o cotidiano de uma fazenda do interior paulista do século XIX. O pano de fundo da história é fornecido por dois traços sociais de meados desse século: o escravismo vigente e as disputas pelo poder no ambiente rural.
a)Estilo:Linguagem regionalista, elogiosa, carregada de sentimentalismo.
b)Narrador:em terceira pessoa, narrador é onisciente neutro, ele conhece todos os pensamentos e planos das personagens e os revela ao leitor. A característica principal dessa onisciência é que ele descreverá a narrativa, mesmo uma cena, de forma como ele a vê, não sob a ótica de suas personagens.
c)Cenário:Sociedade brasileira, meados do século XIX: época do escravismo das disputas pelo poder no ambiente rural. O romance se passa em Santa Bárbara do Oeste, Campinas-SP, fazenda das Palmas. O autor documenta o cotidiano da fazenda.
d)Personagem: Berta, Inhá ou Til, personagem central do livro, filha bastarda do fazendeiro Luis Galvão com Besita, é a representação típica da heroína romântica. Após a morte da mãe, passa a viver com nha Tudinha e seu filho Miguel. Muito bonita e graciosa atrai o carinho e o amor de todos, tendo contato inclusive com as pessoas mais desprezadas das região ( é a alma bondosa que se sacrifica em prol de todos). Exerce grande influência sobre as outras personagens do livro. 
e)Enredo:O enredo de "Til" é composto por personagens arquétipos da sociedade brasileira (século XIX) os escravos, os aristocratas e o povo pobre. Ou seja, a sociedade estava estruturada basicamente em duas camadas: de um lado os  grandes latifundiários e escravocratas e de outro, os escravos e as pessoas pobres, tanto na região rural (onde se passa o romance) quanto nas grandes cidades. A história acontece a partir de dois elementos bem típicos do romantismo: o amor e a aventura, em doses iguais. O caráter social e moral são apontados na obra: a marginalização dos indivíduos (Zana e Jão); o autoritarismo (relação entre Luís e Jão); os casamentos arranjados (Luís Galvão e Ermelinda) que embora marcado por respeito mútuo, desencadeia toda a trama; a falta de amor e o desprezo pelo outro (Brás); as  tramas e assassinatos; o ódio reinante e as atitudes violentas são elementos que compõem a imagem de um mundo desorganizado, voltado para o pecado. Não significa que se cria no romance um mundo incapaz de conviver com a punição. Os maus precisam ser castigados na medida de sua maldade (a eliminação dos vilões se dá na presença do fogo representação da purificação, da limpeza espiritual). Jão Fera sob a proteção de Berta, regenera-se e aceita o trabalho digno da enxada.

II.Resumo: 
O romance se passa em Santa Barbara do Oeste, Campinas, interior de SP; onde a família proprietária da fazenda Palmas: Luís Galvão, D.Ermelinda, os filhos Afonso e Linda, o sobrinho Brás(deficiente físico e mental) rejeitado por todos vivem.
A história inicia com Besita, moça pobre "pequena,esbelta,ligeira e graciosa" despertava a paixão de todos a sua volta. É objeto de desejo tanto de Luís Galvão, jovem fazendeiro, quanto de Jão, um orfão que foi criado junto com Luís Galvão. Besita ama Luís Galvão, mas ele não a quer por esposa, pois ela é pobre.
Influenciada pelo pai, Besita, casa-se com Ribeiro que logo após as núpcias viaja para resolver problemas familiares: herança. É nesse ínterim que Luís Galvão passa-se por Ribeiro e do "encontro" com Besita nasce Berta. Quando Ribeiro retorna acredita que fora traído, assassina Besita, porém Jão salva Berta, que passa viver com nhá Tudinha e seu filho Miguel. Jão torna-se capanga dos ricos da região, o temido Jão Fera. Berta dedica cuidados por Brás e Zana, negra que trabalhava para Besita, enlouquecera e vivia nunca casa abandonada. Com o mesmo amor fraternal Berta ajuda Miguel e Linda, esta, há muito apaixonada pelo rapaz.
Quinze anos depois de assassinar a esposa, Ribeiro retorna disfarçado de Barroso com o propósito de vingar-se de Luís Galvão; Berta descobre os intentos de Ribeiro e salva seu  pai. Numa segunda investida de Ribeiro/Barroso, agora contra Berta, Jão o mata e entrega-se à polícia em Piracicaba.
E a vida de Berta toma outro rumo, pelo fato do mistério que a envolve ser revelado a ela. Era filha de Luís Galvão com Besita. A moça recusa a sua nova família e opta por cuidar dos desgarrados que viviam sob sua proteção: o rejeitado Brás (que a idolatra e a ciuma de Zana e de Afonso. É "alfabetizado" por Berta, apesar das grande limitações que possuía), o regenerado Jão Fera e a louca Zana.
E assim acaba a história que fala de um amor altruísta e de caridade. A personagem Berta encontra sentido para sua vida no bem ao próximo, além de abrir mão de seu grande amor por Miguel para fazer feliz Linda. Berta decide usar toda a sua graça e beleza onde há desgraça e tristeza. Apesar de ficar sem seu grande amor pode-se dizer que o seu final é feliz.

III.Resumo cantado:

                                  www.youtube.com/watch?v=Ow_3vaM73To

quinta-feira, 22 de maio de 2014

REVISÃO GRAMATICAL: MORFOLOGIA - AS DEZ CLASSES DE PALAVRAS

Todas as palavras que entram na composição de um texto têm uma determinada função. Umas indicam ação, outras designam seres ou coisas, outras, ainda, caracterizam os seres, e há aquelas que estabelecem ligação entre palavras ou frases; as que traduzem emoções e sentimentos... Conforme as funções, as palavras podem ser agrupadas em classes gramaticais.

                                         
                                                           www.youtube.com/watch?v=emmII4qItpM

Texto: Quadro sinóptico das classes de palavras, organizado pela profa.Cleonice
Objetivo: permitir  ao aluno lembrar e entender que todas as palavras que entram na composição de um texto têm uma determinada função.
Público: 9os. anos do EF e 2os. do EM
Tempo: 6 aulas
Material: reproduções do quadro sinóptico; livro didático; material para anotações e recursos de multimídia.

Aulas do Período de 05/05 a 09/05/2014

  •  Levantamento dos conhecimentos prévios: montando juntos (professora e alunos) o quadro sinóptico das dez classes de palavras => aula expositiva-dialogada;
  • Apresentação do assunto: o quadro sinóptico e vídeo  www.youtube.com/watch?v=qRgrhRcWXjU para releituras/reflexões;    

  • Atividades: a) roda da conversa e exercícios propostos no livro didático; b)visualização do blog.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

terça-feira, 20 de maio de 2014

O Romantismo

  www.youtube.com/watch?v=Z7aWcBIhf1A

                                                          www.youtube.com/watch?v=GP1vvwY-HwI

Texto: "O Romantismo (século XIX) em Portugal e no Brasil:características gerais do movimento; principais representantes e contexto histórico" - adaptação profa.Cleonice [In:CAMPEDELLI, Samira Yousseff e SOUZA, Jésus Barbosa. Português-Literatura-Produção de Textos & Gramática.3a.ed. São Paulo: Saraiva. p.102-136
Objetivo: apresentar ao aluno a escola literária Portuguesa e Brasileira do século XIX: O Romantismo
Público: 2os. anos do Ensino Médio
Tempo: 05 Aulas
Material: reproduções da adaptação dos capítulo 10 e 11 do livro didático; material para anotações e recursos de multimídia

Aulas do período de 28/04 a 02/05/2014
  1. Levantamento dos conhecimentos adquiridos de pós-leituras, em casa, agendamento do livro didático do aluno -> aula expositiva-dialogada;
  2. Apresentação do assunto: "O Romantismo" adaptação (Campedelli e Souza,2002); 
  3. Atividades: a)exercícios propostos no livro didático (da turma); b)exercícios de pós audição de músicas didáticas referente ao Romantismo; c) visualização do assunto no blog para reflexões e prosseguimentos dos estudos;
  4. videos: www.youtube.com/watch?v=Y56IuXpIE34 e www.youtube.com/watch?v=4b-JEdGqgLc  www.youtube.com/watch?v=RPfKqnBLbvU.
                                                                                                                                                                               










                 
                                                                                                                                                                           


Os movimentos literários que antecederam o Romantismo Português e Brasileiro

                                                                        www.youtube.com/watch?v=fsA-H2NRfxc
                                         
Texto: síntese dos movimentos literários que antecederam o Romantismo, organizada pela profa.Cleonice
Objetivo: conduzir o aluno a desenvolver a habilidade de relacionar as aulas de Literatura ministradas no 1o.do EM com as do 2o. ano, e de refletir para uma análise crítica com o objetivo de obter condições para consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos.
Público: 2os. Anos do Ensino Médio
Tempo: 5 aulas
Material: reproduções da síntese, material para anotações e recursos de multimídia

Aulas do período de 22/04 a 25/04/2014

  1. Levantamento dos conhecimentos prévios: sondagem dos assuntos -> aula expositiva-dialogada;
  2. Apresentação do assunto: síntese e videos www.youtube.com/watch?v=HEHTH-5-VLc;  www.youtube.com/watch?v=bnbDRTdO8kc ; www.youtube.com/watch?v=M3KQkWaLMfY;    www.youtube.com/watch?v=sz7bvvmjR68  ; www.youtube.com/watch?v=f_erKqOdsy0
  3. Atividades:a) roda da conversa 
                                                www.youtube.com/watch?v=PYILDWC_PSI

4.Atividades: b)exercícios propostos no livro didático, da turma, p.15 a 17; c)exercícios de pós-audição de músicas didáticas referentes aos movimentos estudados; d)visualização do assunto no blog para reflexões e prosseguimentos dos estudos.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O POTFÓLIO



Texto : Síntese "Portfólio" Organizada pela profa. Cleonice                                                   [In: http://www.significados.com.br/portfolio/]
Objetivo : Propiciar ao aluno o desenvolvimento da capacidade de reflexão e análise crítica com a finalidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos, possibilitando o prosseguimento dos estudos.
Público : 9os. Anos do EF e 2os. Anos do EM
Tempo : 5 Aulas
Material: reproduções da síntese, material para anotações e recursos multimídia


Aulas do período de 14/04 a 17/04/2014

  • Levantamento dos conhecimentos prévios: sondagem do assunto "Portfólio" => aula expositiva-dialogada;
  • Apresentação do assunto:síntese e vídeos www.youtube.com/watch?v=IgEjrd7cmOk e www.youtubee.com/watch?v=IgTFz7Q_fhg sobre o portfólio para => Leituras, Reflexões e Pós-Leituras;






  • Atividades:a) Produção do Portfólio => com as atividades, trabalhos e provas realizadas durante o primeiro bimestre; b)visualização do blog para a roda da conversa.

sábado, 10 de maio de 2014

O Relatório


"Neste período de intensa comunicação digital, o ato de escrever sofre uma metamorfose: abreviações, códigos e, principalmente, corretores ortográficos transformam a Língua Portuguesa praticamente em uma língua estrangeira.
Impropriedades ortográficas, acentuação, colocação da crase, regência verbal representam papel  impeditivo na elaboração de qualquer texto.
Desde os exames vestibulares, ENEM, concursos públicos, até os diferentes ambientes profissionais, a escrita toma papel de extrema importância ... "                                 (stellagarrafa.com.br / blog / a-importancia-da-lingua-portuguesa, Acesso em 22 / 04/2014)



Texto : Síntese "Redação Técnica - Relatório" organizada pela profa. Cleonice Caldeira Martins Carvalho     [ In: www.brasilescola.com / Redação / Redação-tecnica.htm ]
Objetivo : Conduzir o aluno a desenvolver sua habilidade de relacionar as aulas ministradas em sala de aula com as disponibilizadas blog; e refletir para uma análise crítica com finalidade de obter condições de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos.
Público : 2os. Anos do EM
Tempo : 2 Aulas
Materiais : reproduções da síntese, material  para anotações e recursos de multimídia

Aulas do periodo de 04/07 a 2014/11/04 

  • Levantamento dos Conhecimentos prévios: sondagem do assunto "Relatório" => aula expositiva-dialogada;
  • Apresentação do assunto: síntese "Redação Técnica - Relatório" => Leituras - Reflexões e Pós-Leituras;
  • Atividade: Produzir um relatório das aulas disponibilizadas no blog de 28/01/2014 a 28/03/2014.

Qualidades da Boa Linguagem

São qualidades da boa linguagem a clareza, correção, concisão, nobreza, harmonia, precisão, naturalidade, originalidade, colorido e elegância. "Escrever é dar forma às ideias, é uma arrumação de palavras que traduzem um pensamento e transmitem mensagens. Um texto é um tecido de palavras que servem para informar, expressar sentimentos ou, ainda, para depositar conhecimentos... " (Campedelli & Souza,2002)



Texto: síntese "As dez características da boa linguagem", organizada pela profa.Cleonice
Objetivo: Apresentar ao aluno os elementos que devem ser observados ao produzir um texto.
Público: 9os. Anos do E.F. e 2o.s Anos do E.M.
Tempo: 5 Aulas
Material: reproduções da síntese, alunos em grupos de 4 componentes e recursos de multimídia. 

Aulas do período de 31/03 a 04/04/2014

  • Levantamento dos conhecimentos prévios: conversando sobre os elementos necessários para uma boa linguagem => aula expositiva-dialogada;
  • Apresentação do Assunto: leituras da síntese "As dez características da boa linguagem" e visualização do vídeo                                                                                        "Como fazer uma boa redação" www.youtube.com/watch?v=SltPCzg0Pk4



  • Atividade: os alunos, em grupos de 4 componentes, deverão apresentar uma das características elencadas pela professora => definição e exemplo;
  • Conclusão e reflexões: vídeo com dicas para a redação do ENEM e para o vestibular www.youtube.com/watch?v=P4UERw8rlZc